Mensageiro utiliza de chaves e tabelas para proteger a identidade e as informações dos usuários
A segurança é a prioridade de várias pessoas na era da informação, afinal nunca sabemos quando alguém está espionando nossos dados, informações, ou até mesmo as conversas com nossos amigos. Pensando nisso, o novo serviço de troca de mensagens do BitTorrent está trabalhando com criptografia para proteger a privacidade de usuários na hora de conversar por meio da sua tecnologia ponto-a-ponto (do inglês, “peer-to-peer”).
Ao invés de receber um nome de usuário, o serviço BitTorrentChat oferece uma chave criptografada para cada pessoa, protegendo a identidade de cada um e tornando quase impossível reconhecer alguém a partir desse número. Para aprimorar a segurança, são utilizados algoritmos de distribuição em tabela (como o DHT, do inglês Distributed Hash Tables), possibilitando que as informações corram tranquilamente pela web sem que alguém possa identificá-las ou decifrá-las.
Segundo a empresa, a principal vulnerabilidade nas ferramentas atuais de comunicação é a necessidade de um servidor para centrar e armazenar as comunicações – o que não garante que a comunicação entre as pessoas, nesse caso, seja segura. Assim, o método do BitTorrent Chat também descarta a necessidade de servidores de dados para a transmissão das mensagens, evitando que um ataque de hackers ponha em risco os dados e informações dos usuários.
Os interessados no BitTorrent Chat podem se cadastrar para os testes no site do serviço. No entanto, a empresa não divulgou uma data para o lançamento oficial do mensageiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário